Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro
Nota de Apoio à Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro
Bernardo Tessarollo | 16/03/2020 | 23:53

Conforme já é notório, a OMS declarou a situação atual como de Pandemia e Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, por conta da infecção humana pelo novo Corona vírus (COVID-19) a nível mundial.
O Brasil tem observado o aumento progressivo no número de casos desde a última semana, com São Paulo e Rio de Janeiro liderando este avanço. Os padrões de progressão do número de casos são assustadoramente semelhantes aos observados em países afetados antes, como China e Itália.
Por estas razões, a Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro manifesta seu apoio às medidas tomadas recentemente pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria Estadual de Saúde, baseados em consistentes dados epidemiológicos nacionais e internacionais.
Essas medidas pretendem reduzir a redução do contato interpessoal e evitar aglomerações, através da suspensão de atividades nas escolas e universidades públicas e privadas, o fechamento de centros de entretenimento como cinemas e teatros, evitar a excessiva circulação de pessoas, restringindo ao absolutamente necessário, dentre outras, com o objetivo de lentificar a expansão da doença na população do Rio de Janeiro, diminuindo a aterrorizante ameaça de uma sobrecarga sem medida do nosso já combalido sistema de saúde.
Trabalharemos para que consigamos atravessar a tempestade que se avizinha, no que parece o maior desafio de saúde pública dos últimos 100 anos.