Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro
Artigo de médicos do Rio é publicado na Radiology

Radiology – a revista mais acessada e respeitada internacionalmente por suas pesquisas e estudos relacionados à Radiologia clínica, editada pela Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA) – publicou, este mês de abril, um artigo científico assinado pelos doutores Leonardo Kayat Bittencourt (autor principal), diretor científico da Associação de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Estado do Rio de Janeiro (SRad-RJ) e coordenador de Ressonância Magnética em Medicina Interna na Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI); Emerson Gasparetto (coautor), diretor médico de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e de Métodos Gráficos da DASA; e pelo Prof. Dr. Jelle Barentsz, titular da Universidade de Nijmegen, Holanda.

Trata-se de um artigo defendido na tese de doutorado do Dr. Leonardo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o primeiro no mundo a abordar a capacidade dos critérios do PI-RADS® em analisar o estadiamento do câncer, demonstrando boa performance do sistema para descartar a existência de envolvimento extraprostático pelo tumor.

“O PI-RADS®, criado em 2012 e reeditado ano passado, surgiu para padronizar a interpretação do exame e foi baseado no que já existe para a mamografia e o câncer de mama, chamado BI-RADS®. O objetivo é uniformizar a descrição e melhorar a detecção da doença no mundo”, explica o Dr. Leonardo.