Nossa história

Como tudo começou...

Tangidos pelo entusiasmo e pelo acelerado progresso da radiologia, um grupo que a exercitava reuniu-se e fundou no dia 12 de dezembro de 1929, na sede da "Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro", na rua Mem de Sá nº 197, a "Sociedade Brasileira de Radiologia e Eletrologia".

Alkindar Monteiro Junqueira e Og de Almeida e Silva, jovens médicos radiologistas, "tomaram a si a iniciativa e a incumbência de levar a efeito essa realização".

Dr. Alkindar Monteiro Junqueira Dr. Og de Almeida e Silva

O acontecimento teve o seguinte registro, consignado em ata pelo dr. Alkindar Monteiro Junqueira: "Convocada a maioria dos especialistas que constituem a razão de ser da Sociedade, lograram comparecer doze, e dois justificaram a sua ausência. Reunidos na sede da "Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro", deu início aos trabalhos o dr. Alkindar Monteiro Junqueira, que depois de explicar o fim daquela reunião, propôs que fosse convidado o dr. Benigno Sicupira a fim de dirigir os trabalhos da mesa. Foram seus auxiliares, a convite seu, os drs. Og de Almeida e Silva e Alkindar Monteiro Junqueira. Depois de trocadas as idéias entre os presentes, ficou deliberada a fundação da "Sociedade Brasileira de Radiologia e Eletrologia", para o que se lavrou o termo de fundação, que se acha assinado pelos presentes à reunião.

Obs: somente os drs. Alkindar Monteiro Junqueira e Jayme da Silva Rosado assinaram esta ata - curiosamente, datada de 12 de dezembro de 1930, por engano do redator da ata.

Termo de Fundação

"Aos doze dias de dezembro de 1929 (mil novecentos e vinte e nove), presentes os médicos abaixo assinados, na sede da "Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro", ficou pelos mesmos deliberada a fundação da "Sociedade Brasileira de Radiologia e Eletrologia", com sede na cidade do Rio de Janeiro. A vida da Sociedade será regida por estatutos a serem elaborados e aprovados em sessões especiais, posteriores".

Nesta mesma sessão, foram designados os drs. Adauto Botelho, Og de Almeida e Silva e Alkindar Monteiro Junqueira para elaborar os Estatutos e apresentá-los na sessão preliminar seguinte, marcada para o dia 19 do mesmo mês e no mesmo local.

A 2ª sessão foi presidida pelo prof. Roberto Duque Estrada e secretariada pelos drs. Alkindar Monteiro Junqueira e Og de Almeida e Silva.

Constituída a mesa, a sessão prosseguiu com a leitura do projeto de Estatuto elaborado pela Comissão designada anteriormente. Não houve tempo para aprová-lo, em vista dos reparos e das sugestões apresentadas.

Compareceram os drs. Roberto Duque Estrada, Alkindar Monteiro Junqueira, Adauto Bntelho Costa Junior, Damasceno de Carvalho, Luiz Paulino, Jayme da Silva Rosado, Anibal Varges, Laurindo Quaresma, Carlos Osborne, Genival Londres, José Lins, José Geraldo Vieira, Lauro Monteiro, Arnaldo Werneck Campello, Humberto Cezar, Jayme Villalonga, Manoel de Abreu e Og de Almeida e Silva.

A 3ª sessão preliminar realizou-se no dia 27 de dezembro de 1929, com a presença de 14 membros. Foi dirigida pelo prof. Roberto Duque Estrada, que teve como secretários os drs. Alkindar Monteiro Junqueira e Og de Almeida e Silva. Foi então concluído o estudo do anteprojeto dos Estatutos e por fim aprovado, cabendo à mesma Comissão que o elaborou dar-lhe a redação definitiva, obedecendo, contudo, "à risca, o exato conteúdo do texto aprovado."

Passou-se, a seguir, a cogitar da eleição da diretoria, conforme os Estatutos preceituavam, definindo-se inicialmente os sócios que poderiam votar e quais os que tinham o direito ao Título de Sócio Fundador. Resolvida esta preliminar levantada pela presidência, ficou decidido que esse privilégio caberia ao sócio que houvesse comparecido a uma das sessões preliminares, ou que tivesse sido representado na última sessão preliminar. Nomeiam-se, a seguir, os sócios representados: dr. Mario Machado, representado pelo dr. Jayme da Silva Rosado; dr. Francisco de Oliveira, representado pelo dr. Manoel de Abreu; dr. José Victor Rosa, representado pelo dr. Damasceno de Carvalho, dr. Renato de Souza Lopes, representado pelo dr. Damasceno de Carvalho; dr. Frederico Eyer (dentista), representado pelo dr. Damasceno de Carvalho; dr. Trajano Menezes (dentista), representado peÌo dr. Damasceno de Carvalho; dr. Miguel Couto Filho, representado pelo dr. Damasceno de Carvalho; dr. Jayme L. Guimarães, representado pelo dr. Alkindar Monteiro Junqueira; dr. Lafayete Stockler, representado pelo dr. Alkindar Monteiro Junqueira; dr. Genésio Pitanga, representado pelo dr. Victor Côrtes; dr. Detsi Filho, representado pelo dr. Victor Côrtes; prof. dr. Eduardo Rabello, representado pelo dr. Manoel de Abreu.

Estiveram presentes a esta sessão: Roberto Duque Estrada, Og de Almeida e Silva, Alkindar Monteiro Junqueira, Jayme da Silva Rosado, Luiz Paulino, J. J. Vieira Filho, José Geraldo Vieira, Manoel de Abreu, Victor Côrtes, Laurindo Quaresma, Anibal Varges, José Julio da Costa, Damasceno de Carvalho e Adauto Botelho.

A 4ª sessão preliminar verificou-se a 2 de janeiro de 1930 e, como as demais, na sede da "Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro". Presidiu-a o dr. Adauto Botelho, sendo secretários os drs. Alkindar Monteiro Junqueira e Og de Almeida e Silva. Teve por finalidade a eleição da 1ª diretoria, que iria dirigir a Sociedade no curso do seu primeiro ano. Cogitava-se de eleger o Prof. Roberto Duque Estrada para presidi-la, Mas, este mestre não desejava disputar o honroso cargo, tendo o dr. Damasceno de Carvalho solicitado permissão à mesa para ler a carta que tinha recebido do dr. Duque Estrada, em resposta à que ele lhe escrevera em seu nome e em nome de um grupo de amigos.

Nossa gestão

Biênio 2021-2022

Aline Serfaty

Presidente

There are many varia of passages the free ipsum lorem.

20 Courses

Pedro Dias

Secretário(a) Geral

There are many varia of passages the free ipsum lorem.

20 Courses

Felipe Nirenberg

Tesoureiro(a)

There are many varia of passages the free ipsum lorem.

20 Courses

Silvana Mendonça

1º Secretário(a)

There are many varia of passages the free ipsum lorem.

20 Courses

Clarissa Canella

Diretor(a) Científico(a)

There are many varia of passages the free ipsum lorem.

20 Courses

Erick Malheiro

Diretor(a) de Defesa Profissional

There are many varia of passages the free ipsum lorem.

20 Courses

style="background-image: url(assets/icones/trophy.png);">
Missão

Representar os médicos com atuação em Radiologia e Diagnóstico por Imagem promovendo educação médica continuada e defesa profissional, agregando valor à especialidade.

Visão

Ser referência na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem representando a especialidade e seus associados.

Valores

Ética, transparência, inovação, cooperação e comprometimento.